subscribe: Posts | Comments

Que pasta de dentes comprar?

0 Comentários

A Deco Pro Teste apresentou recentemente um artigo muito interessante sobre pastas de dentes para os mais pequenos.

Responde sobretudo às questões que muitos pais nos colocam sobre as necessidades de fluor por parte das crianças, qual a pasta mais indicada para cada faixa etária, que quantidades dar, se podem ingerir, entre outras.

Para aguçar o apetite aqui fica um trecho do artigo, no final poderá descarregar o artigo completo.

Até aos 6 anos, os miúdos precisam de uma pasta com menos flúor. Depois, já podem usar a dos pais. Produtos para 6 a 13 anos são inúteis.
Comprámos 33 dentífricos para criança em super e hipermercados, farmácias e parafarmácias. Fizemos a análise com base nas informações da embalagem. No quadro, publicamos os resultados de acordo com a faixa etária a que dizem destinar-se: até aos 6 e entre os 6 e os 13 anos. Encontrámos ainda um grupo que não indica a idade.


Menos flúor para os miúdos
Pastas para crianças entre os 3 e os 6 anos devem ter uma concentração baixa em flúor, inferior à dos dentífricos para adultos (1500 miligramas por litro). Em causa, está a hipo-mineralização permanente do esmalte dos dentes, conhecida como fluorose.

Até aos 6 anos
Mas também podem ocorrer acidentes. Segundo a Direcção-Geral da Saúde, a ingestão acidental de um quarto de um tubo para adultos com 1500 ppm (miligramas por litro) põe em risco a vida de uma criança de 1 ano. E estas embalagens não têm tampa de segurança.
Todas as marcas analisadas indicam concentrações de flúor abaixo deste limite, mas encontrámos 5 com teores próximos da fasquia: Aquafresh Júnior, Lyparex Júnior, Sensodyne Júnior, Fluorcaril Júnior e Lacer Júnior.

Preferência aos corantes alimentares

Muitos fabricantes usam corantes e edulcorantes e revestem as embalagens com figuras dos desenhos animados. As pastas devem ser agradáveis para os miúdos aderirem ao hábito de lavar os dentes. Mas estes não têm a facilidade dos adultos para deitar fora o produto e podem ingerir uma quantidade significativa. O gosto a pastilha elástica ou morango pode levar a engolir de forma voluntária.
Todos os corantes que identificámos são permitidos nestes produtos. Porém, como se trata de algo que pode ser ingerido, deveriam ser escolhidos, de preferência, corantes alimentares. Encontrámos 10 pastas com substâncias não alimentares, por vezes, mais do que uma.

(…)

Download do artigo completo


Deixe um comentário



* Campos de preenchimento obrigatório